terça-feira, 26 de abril de 2011

O VOLUNTARIADO É:

Durante o nosso projecto, pensamos que a nossa definição de “voluntariado” poderia ser diferente da vossa. Pedimos aos nossos visitantes que escrevam uma definição na qual demonstrem a vossa opinião.

13 comentários:

  1. para se praticar "o voluntariado" é necessário ter a mente suficientemente aberta e disponibilidade para abdicar do seu tempo pessoal para dar aos outros um pouco de si mesmo. É louvável o trabalho que estão a fazer meninas

    ResponderEliminar
  2. voluntariado para mim é, a disponibilização do meu tempo para 'investir' nos outros

    ResponderEliminar
  3. Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos"

    ResponderEliminar
  4. maria amélia14/4/11 18:17

    a prática do voluntariado é um acto social que pretende "dar cor á vida das pessoas" . Belo blogue , beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Duarte Amaro14/4/11 18:24

    o voluntariado demonstra civismo, traduz-se numa relação solidária com o próximo, participando de uma forma livre a sem renumeração alguma.
    É DE APOIAR ESTES PROJECTOS !
    Demonstram ser duas grandes mulheres, todo o blog está bastante bem feito, é de salientar que a iniciativa de utilizarem somente imagens tiradas por vocês muito boa ideia.
    Pessoal não se limitem a ir buscar imagens á net, façam como elas :)

    ResponderEliminar
  6. O voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário.
    O trabalho voluntário, no mundo inteiro, é sinônimo de exercício de cidadania e solidariedade e também de realização pessoal.

    Continuem com este bom (muito bom) trabalho

    ResponderEliminar
  7. Hoje em dia as pessoas não dão tanto valor ao voluntariado como deveriam, no mundo existem pessoas mal, mas mal assério, e não me refiro só a nível económico, refiro-me também a níveis sentimentais, as pessoas necessitam de demonstraçoes de carinho, afectividade e compaixão.
    Muitas vezes as gentes de Portugal só se lembram de o fazer quando necessitam de algo em troca, porém isso não é voluntariado, porque voluntariado é fazer/dar algo sem pedir nada em troca, é dar um abraço, uma palavra amiga, é doar fundos monetários para instituições sem qualquer interesse próprio, além que se sentir bem consigo próprio, como é óbvio.

    ResponderEliminar
  8. Não sei se ainda se pode comentar mas....
    para mim o voluntariado parte da deposição da pessoa para encarar a ajuda como uma forma de partilhar a felicidade com o outro
    sdnh

    ResponderEliminar
  9. Rosa Marques28/4/11 15:54

    É o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.
    Não são abrangidas pela presente Lei as actuações que, embora desinteressadas, tenham um carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança

    ResponderEliminar
  10. Eleonor P.28/4/11 17:21

    Voluntariado é no seu mais puro estado, ajudar.

    Uma ajuda que não precisa de ser muito grande nem muito vistosa, porque afinal são as coisas mais pequenas que têm mais impacto e se para um jovem ajudar um idoso a levar os sacos que este leva enquanto sobe umas escadas é algo que não custa nada, para este idoso é uma grande ajuda.
    São pequenos gestos como estes que aquecem o coração e plantam um sorriso no rosto de qualquer um dos intervenientes.

    Voluntariado pode ser isto e ainda mais, pode ser o esfoço conjunto de um grupo de pessoas para ajudar outro grupo de pessoas, de diversas maneiras, através de vários meios e sempre com o mesmo fim, ajudar o próximo, porque quem sabe se um dia não seremos nós esse 'próximo' e se assim for, essa ajuda será bem-vinda.

    ResponderEliminar
  11. simplificando bastante é dar ao outros uma parde de nós mesmos

    ResponderEliminar
  12. Rafaela conde29/4/11 15:37

    Muito resumidamente e utilizando expressões muito vossas (também acho que isso valoriza muito um blog ou qualquer outro texto de sensibilização) baseia-se na palavra ajuda sem nada em troca. Para um voluntário (falo no meu caso em particular) basta receber um sorriso em troca ou um "obrigado" para que o dia passe a valer a pena, e acreditem é das melhores coisas da vida. Ultimamente tenho pesquisado muito este tipo de sites sobre o tema "voluntariado" já encontrei de muita coisa mesmo mas este blog está muito bom realmente. Estás á espera de quê para te voluntariares também ?!

    ResponderEliminar
  13. Joel bin laden e Miguel Kadhafi6/5/11 05:28

    Bem gaiatonas, é só para dizer que o espírito do bin laden e do kadhafi estão com vocês.. Muitos Parabéns vamos desistir das guerras!

    Agora a sério, parabéns!

    ResponderEliminar