segunda-feira, 25 de abril de 2011

UM ABRAÇO VALE MAIS QUE 1000 PALAVRAS

Dia 13 de Abril de 2011
Visita ao lar de 3ºidade na freguesia de São Luís

Com esta visita pretendemos de certo modo combater as necessidades dos outros, para além de pensar nos países mais distantes, muitas vezes a solidariedade pode estar mesmo ao lado da nossa porta. Pois a pobreza pode não ser só económica, mas também falta de um abraço ou um momento se atenção. VAMOS SER VOLUNTÁRIOS e ajudar quem mais precisa.
O Centro de dia de S. Luís, situado na freguesia de S. Luís, concelho de Odemira, é uma Instituição de utilidade Pública sem fins lucrativo, foi criado á em 2001 e desde então tem contribuído bastante para o bem-estar a população mais idosa.



Presta auxílio à população mais envelhecida que permanece diariamente nas instalações do Cento de dia ou através do  Apoio Domiciliário.


A instituição desenvolve ainda outras actividades recreativas, desportivas e culturais. Como a que participamos no passado dia 13 de Abril de 2011.


Estivemos presentes num almoço, cujo objectivo era obter fundos para a construção de um lar, quisemos assim contribuir para a concretização desse projecto que reconhecemos ser bastante importante para esta freguesia.


O novo lar irá ter capacidade para 29 camas o que pode significar a uma importante mudança na vida de vários utentes do centro de dia. O lar será certamente um contributo para  acabar com a solidão de alguns que após o jantar ser servido às cinco e meia vão para as suas  casas e ficam sós a ver as compridas horas passar.


Quando entramos na sala de estar, sentimos sorrisos a florescer na medida em que nos aproximávamos de cada um deles.  Entre linhas e agulhas falamos com uma senhora bordava um lenço, fez questão de nos mostrar o mesmo. Explicou ainda que tinha bordado um rosa porque é com a jardinagem que se ocupa durante os longos períodos de tempo em que se encontra completamente solitária.


Mais tarde juntamo-nos a um grupo de senhores que se encontravam a jogar às cartas e ai o tema de conversa começou por ser a desvalorização da moeda: “Cinco euros agora não dá para nada! Antigamente contentávamo-nos com uma moeda das pequenas!”Falaram também da sua  infância, no final acabaram por concluir que agora tudo é mais simples. Quando já estávamos de saída eis que abordam o tema da morte, constrangedor para uns, porém outros gostam de debater o que acontece para além da morte. Esta frase ficou-nos na cabeça “O depois da morte é tal e qual como o antes do nascimento, nada!”.



Com esta acção pretendíamos mostrar que uns simples minutos de atenção podem tornar a vida dos que nos estão próximos, um pouco melhor.
Desafiamo-lo a si, que reflicta bem sobre a “solidão” e aconselhamo-lo a visitar um centro de dia  ao lar de idosos. Abdique de algum do seu tempo   para  “dar cor” à vida de todos outros.


Ao longo da nossa visita ao Centro de dia, tiramos algumas fotografias...






Com as fotografias que se encontram no vídeo elaboramos um placar com as mesma, para que deixássemos a nossa 'pegada voluntaria' nesta mesma instituição.



Em vez da exclusão opta por dar a mão, faz como nós e dirige-te a uma instituição


http://www.facebook.com/groups/118276014854006/

Fotografias por: Lénea Silva, Joana Gregório e Ana Bernardo

10 comentários:

  1. foi uma bonita acção da vossa parte, na minha opnião deveria haver esse tipo de iniciativas nos lares, dar mais 'esperanças' as pessoas (: bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. Catarina Reis14/4/11 18:30

    o video está bestial miudas, parabéns

    ResponderEliminar
  3. Quando se fala em «fazer voluntariádo» as pessoas pensam logo que se tem de ir para as terras quentes de África, mas não, como vocês dizem, existem pessoas a necessitar de apoio "ao virar da esquina" e só nós é que poderemos fazer a diferença, isso se ajudar-mos tais pessoas.

    p.s- gostei mesmo muito do video :)

    ResponderEliminar
  4. Rita Silva16/4/11 15:23

    adorei a expressão utilizada "fazer voluntariado ao virar da esquina", acho fantástio o facto de todo o trabalho ser prático em vez de teórico. A teioria qualquer um tem, coragem para o fazer poucos.

    ResponderEliminar
  5. Boa iniciativa por parte das 2 minhas colegas :D
    Acho que as pessoas deviam contribuir com a sua ajuda aos idosos que tanto percisam, ou dar ideias que torne os lares com mais alegria.

    Assinado: Alexandre Viana

    ResponderEliminar
  6. Parabéns. Acompanhei muito de perto a forma como vocês se envolveram nesta aventura. Estou orgulhoso pela forma pragmática como abordaram o assunto... mais do que reflectir sobre solidariedade e voluntariado passaram á acção. Espero e desejo que estas acções tenham continuidade.
    António Augusto Gregório

    ResponderEliminar
  7. xana santos30/4/11 06:21

    bem, eu nem sei que dizer! acho que sem dúvida fizeram um excelente trabalho, as pessoas mais velhas precisam de alguém que as faça sorrir e sem dúvida acho que vocês já fizeram com que elas sorrissem mais e continuam a fazê-lo, qualquer ajuda que precisarem, eu estarei cá :) não me importo nada de ajudar no que for necessário, boa sorte com este projecto :D a solidariedade é a melhor coisa que se pode fazer de hoje em dia, ser solidário é um grande gesto de afecto perante qualquer pessoa, seja idoso, criança ou adultos com dificuldades c: espero que continuem e não desistam disto !

    ResponderEliminar
  8. bom dia Joana e Ana, passo a dizer que tem um video excelente, e na minha opiniao o vosso objectivo foi alcançado, 'arrancar' um sorriso da cara dessas pessoas, que lindo gesto :)

    parabens

    ResponderEliminar
  9. Obrigado por estarem a acompanhar os nosso blog, queremos desde já dizer que o painel que falamos no fim do post vai ser entregue amanha, dia 1 de Maio

    ResponderEliminar
  10. fernanda ruas21/10/11 02:14

    espetaculo, muito bem feito, parabens para as autoras

    ResponderEliminar