domingo, 24 de abril de 2011

DEFENDER O MEIO-AMBIENTE

A Câmara Municipal de Odemira apoia bastante os programas relacionados com a redução dos impactos ambientais. Proporcionou deste modo diversas actividades como a recolha de lixo nas praias do nosso concelho assim como caminhadas que defendiam uma causa.







Praia das Furnas, Vila Nova de Milfontes, 13 de Junho de 2010
Fotografias por: Lénea Silva


Encontramos vários cidadãos que abdicam do seu tempo livre e dedicam-se á ajuda conservação da natureza. Mostramos o depoimento de um voluntário que realizou o trabalho de vigilante florestal.

Sr.  José Maria

Acha o voluntariado importante? Porquê?
-Sim claro que acho. Na minha opinião o voluntariado é uma forma de passar os tempos livres sabendo que se está a ajudar algo ou alguém.
Que tipo de voluntariado fez?
-O tipo de voluntariado que fiz, foi Vigilante Florestal.
Qual era a sua missão ao vigiar a floresta?
- A minha missão consistia em percorrer uma certa e determinada área e verificar se havia indícios de fumo/fogo, verificar se existia pessoas nessas áreas, assim como o que lá faziam. Tinha a função também de limpar lixos que poderiam causar um incêndio.
Como se inscreveu?
-Inscrevi me na junta de freguesia da minha área de residência.
Gostou de fazer este trabalho? Achou importante?
-Sim gostei, e achei importantíssimo. Pois as florestas são um bem único e insubstituível e é delas que devemos proteger/cuidar ao máximo.



Este vigilante relembrou-nos do incêndio que deflagrou no ano de 2008 em Chaiça Madriz, freguesia de Relíquias, concelho de Odemira.


Aldeia de Chaiça Madriz
Fotografia por: Ana Bernardo
A solução está nas tuas mãos, vai a uma sede de freguesia perto da tua habitação, e inscreve-te como um vigilante florestal e podes salvar estas florestas!
Sê voluntário e salva a vida destas plantas!

10 comentários:

  1. oi. também já fui vigilante florestar foi uma grande experiência. concordo com o depoimento do senhor é um trabalho bastante importante. deviam falar também da importância da limpeza das matas. Aqui na zona onde eu moro estão a fazer um excelente trabalho na limpeza das bermas das estradas, isso também é muito importante para a prevenção de incêndios. As zonas verdes são TÃO importantes, não deviam fechar os olhos. E outro aspecto de veras importante, o lixo!!
    Todos devemos ter cuidado com o lixo que deixamos espalhado, tem impactos ambientais catastróficos.
    beijinhos, bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. Também participei nessa recolha de lixo na praia das Furnas. Participei também numa caminhada muito interessante em que partimos do Cabo Sardão. A CMO tem bastantes actividades do género, todos deviam participar, aconselho :)

    ResponderEliminar
  3. Teresinha28/4/11 15:04

    PARTICIPEI NESSA LIMPEZA DE PRAIS, É MESMO A CMO TEM IMENSAS INICIATIVAS DO GÉNERO

    ResponderEliminar
  4. Marta, acho essa uma boa iniciativa da parte das Camaras e Freguesias essas actividades que proporcionam a limpeza e conservação da natureza, acho que todos nos deveriamos ter o cuidado de a protejer, belo trabalho da vossa parte em abordar o tema (:

    ResponderEliminar
  5. Boa Tarde, na minha opiniao deveria haver mais 'publicidade' quanto ao voluntariado de vigilante florestal, sou sincero nao tinha esse conhecimento, talvez porque moro numa cidade, e as pessoas nao dão interesse a esse tipo de projectos, com muitas pena minha
    André Rosado

    ResponderEliminar
  6. faço parte de uma organização que faz limpeza das praias de Milfontes, todos é equipa é muito mais rapido e divertido ao mesmo tempo.
    Catarina

    ResponderEliminar
  7. ja participei em duas iniciativas semelhantes, e adorei, espero este ano voltar a repetir (:
    beijinhos

    Raquel Saudades

    ResponderEliminar
  8. conservar a Natureza é importantissimo
    Tiago Micael

    ResponderEliminar
  9. Acho optimo falaram da CMO e das actividades que esta desenvolve junto da comunidade, desde que me mudei para Odemira tenho participado em várias acçoes. A CMO é muito dinamica

    ResponderEliminar
  10. Marisa Crmo30/4/11 09:43

    Também eu relembro esse incêndio, foi realmente horrivél
    Marisa Carmo

    ResponderEliminar