sexta-feira, 22 de abril de 2011

IMIGRANTES SEM APOIO

'Mudar de vida'

Junto de alunas de outras nacionalidades que imigraram para o nosso país, tentamos perceber quais as mudanças que sofreu a vida delas e quais as maiores dificuldades de integração que sentiram.

Apresentamos agora os questionários realizados.


Nome:  Annemiek Pronk
Idade: 14 anos
Nacionalidade: Holandesa
Idade que imigraste para Portugal: 2 anos

Tens família em Portugal?
- Não. Vim com os meus pais e os meus irmãos, sem conhecer-mos nada nem ninguém.

Qual o motivo(s) da tua imigração?
- Os motivos pelo qual imigramos foram económicos e também a necessidade de mais espaço para a expansão da nossa vacaria.

Sentis-te dificuldades na aprendizagem da língua?
- Não, pois vim muito cedo e aprendi desde logo a língua.

Tiveste problemas de adaptação no pais? Quais?
- Não tive qualquer tipo de problemas. Por parte da população tivemos um grande apoio.

Foste bem recebida?
- Sim, relembro-me que quando entrei para Pré-Primária, tanto professores como auxiliares ‘voluntariaram-se’ para me ajudar em qualquer tipo de problemas.

Tens o conhecimento se alguma Organização/Instituição estava encarregue da vossa integração?
- Não, mesmo por parte da Segurança Social não houve qualquer apoio, muito pelo contrário tivemos que nos desenrascar sozinhos, foi um desafio.
Nome:  Valéria Nagomir
Idade: 15 anos
Nacionalidade: Moldava
Idade que imigraste para Portugal: 15 anos


Tens família em Portugal?
- Não, toda a minha família ficou na Moldávia.


Qual o motivo(s) da tua imigração?
- O principal motivo por o qual imigramos foi devido a existir melhores condições ao nível do ensino.


Sentis-te dificuldades na aprendizagem da língua?
- Sim, ainda hoje muitas vezes tenho que recorrer à ajudar de uma colega que também ela é moldava para que me ajude a entender o que os professores dizem, por exemplo.


Tiveste problemas de adaptação no pais? Quais?
- Não, até agora estou a gostar muito de ter vindo para cá.


Foste bem recebida?
- Sim, os professores estão a dar aulas de apoio para que consiga recuperar a matéria dada, pois não vim logo no inicio do ano lectivo. Ao nível da língua portuguesa também estou a ter aulas de apoio.


Tens o conhecimento se alguma Organização/Instituição estava encarregue da vossa integração?
- Quanto à organização não sei de nada. Mas a Viktorya foi uma ajuda fundamental para as traduções.
Nome: Lily Camp
Idade: 14 anos
Nacionalidade: Britânica
Idade que imigraste para Portugal: 5 anos


Tens família em Portugal?
-Sim, mas não exactamente na zona onde estou a viver.


Qual o motivo(s) da tua imigração?
- Essencialmente à procura uma vida diferente, em busca de novos costumes.


Sentis-te dificuldades na aprendizagem da língua?
- Algumas mas poucas, pois era ainda muito pequena e a minha mãe ajudou-me imenso quanto a isso.


Tiveste problemas de adaptação no pais? Quais?
-Não muitas, porém deparei-me com uma cultura totalmente diferente da minha. As casas, a comida, as pessoas e até mesmo a própria maneira de estar. Confesso que ao inicio fez-me muita confusão.


Foste bem recebida?
- Sim, mas em algumas alturas senti-me “sozinha” e ai tive muita vontade de voltar para “o meu país”. Senti que quando somos mais jovens a aceitação pela diferença é por vezes complicada. Por alguns cheguei mesmo a ser gozada ou ridicularizada pelo simples facto de ter uma cultura diferente. Mas à medida que fui crescendo tudo se tornou mais simples, e agora já estou completamente integrada.


Tens o conhecimento se alguma Organização/Instituição estava encarregue da vossa integração?
 - Que tenha conhecimento nenhuma, porém houve pessoas que me auxiliaram bastante, sobretudo professores mas também amigos e colegas de turma e em especial a minha mãe.





Com estes depoimentos ‘descobrimos’ histórias de vidas bem distintas. Estas famílias decidiram virar costas ao país natal e (re)começar tudo de novo.
Acabaram por escolher novas profissões e novas formas de encarar a vida. De norte a sul do país encontramos histórias semelhantes a estas.
Queres que esta nova geração que imigra em busca de melhores condições de vida sinta dificuldade na integração num país que nada tem a ver com as suas origens?!
Porque não voluntariares-te/disponibilizares-te para ajudar em aspectos mínimos para ti mas enormes para quem vai começar um ‘desafio’ destes?!

11 comentários:

  1. olá meninas, eu imigrei para Portugal tinha 14 anos e hoje encontro-me com 34 ... Ao ler/ver isto senti uma grande alegria dentro de mim mas por um lado uma grande tristeza, acho optimo terem abordado este tema, pois confesso que sofri por alguns obstaculos como essas vossas colegas, nao fui muito bem recebida por parte da segurança social pois so dificultaram a situação, acho de louvor e deixo aqui os meus parabens para convosco pois estao a tentar ajudar estas pessoas como vos disseram e muito bem 'é um desafio' para elas, estamos no seculo XXI e nos imigrantes nao temos qualquer/nenhum tipo de apoio a integração o que me magoa bastante ... desde ja os meus parabens, que os vossos objectivos sejam alcançados

    Magda Pit

    ResponderEliminar
  2. Grande trabalho e um garnde esforço para meter este projecto em pé, este blog esta a ficar cada vez melhor desde a ultima vez que vi creceram muito.
    Espero que continuem assim e ajudem os que mais percisem :D

    assinado: alexandre

    ResponderEliminar
  3. Boas Tardes, fiquei de 'boca aberta' ao saber a historia dessas vossas colegas, este pais nao vai para a frente com este tipo de atitudes, deveriam apoiar mais estes imigrantes que trazem o 'bem' e meterem-se mais rigorosos com a cambada de criminosos e bandidos que vem para ca, assaltar e fazer mal às pessoas, isso sim

    Laura

    ResponderEliminar
  4. Olá, na minha opiniao deveria haver mais apoio a estas pessoas que vem em busca de uma vida melhor, ensino, trabalho, construir familia ...

    Nuno e Marcia

    ResponderEliminar
  5. Portugal com estas atitudes so anda para tras, tristeza

    Maria Silva

    ResponderEliminar
  6. Quanto a essas colegas que ajudaram as que foram chegando merecem os meus parabens, lindo gesto !

    Rafael Esperança

    ResponderEliminar
  7. os imigrantes sao um aspecto positivo na minha opiniao, faz com que acha troca de custumes, cultura, tradiçoes ...

    Rita Braga

    ResponderEliminar
  8. Estive a par deste trabalho, foi muito giro a forma como falaram com essas colegas dos questionarios e a forma como abordarm o tema,

    jocas minhas lindas *
    Diana

    ResponderEliminar
  9. Leonardo bastos30/4/11 09:26

    Comove-me tanto estas histórias, retractaram aqui muito bem os problemas dos imigrantes

    ResponderEliminar
  10. Acompanhei bem de perto uma história idêntica á descrita no 2º questionário e sabem que mais ? Agora somos melhores amigas :) <3 A vinda de imigrantes para cá é uma coisa boa, como é que ainda existem pessoas que não o entendem ?!

    ResponderEliminar
  11. Glória Jurdão30/4/11 09:34

    não podiam ter escolhido melhor palavra (re)começar. É a palavra de ordem dos imigrates

    ResponderEliminar